top of page
Trilha na natureza
Logo Projeto viveiro escola.jpeg

Produção e oferta de mudas de plantas nativas para plantio em áreas que necessitam de recuperação, com impacto positivo na proteção de nascentes e no meio ambiente.

Patrocínio

Marcas Fundação Grupo Boticário-3.png

Conheça nosso instagram

Instagram-Icon.jpg
Árvores na água

A Chapada dos Veadeiros é mundialmente conhecida por suas belezas naturais. Região privilegiada com potencialidades, possui também muitos desafios. Entre os atuais desafios, destaca-se a degradação do solo de diversas áreas e consequente comprometimento das nascentes. Esta realidade existe entre outros motivos, pela desordenada intervenção humana ou por acidentes naturais, como os incêndios, que ocorrem com frequência em períodos de seca. Tal situação compromete a vida humana, bem como a fauna, obrigando os animais a se deslocarem de seus habitats, colocando-os em eminentes riscos de atropelamentos, sem contar a escassez de alimentos a que são submetidos, devido à ausência de água natural, que é essencial para consumo e manutenção da espécies frutíferas.

OBJETIVO

O projeto Viveiro Escola – Água vale mais que ouro, objetiva a produção de mudas apropriadas para recuperação de áreas degradadas, beneficiando assim toda a população estabelecida na região com a transformação do meio ambiente e estimulando ainda mais a economia local, com a sustentação das atividades turísticas da região e ao mesmo tempo, o projeto trabalhará a formação de viveiristas.

 

VIVEIRISTAS

O método de formação das e dos viveiristas, serão oficinas dinamizadas por profissionais experientes, incluindo todas as etapas, desde o conhecimento e colheita de sementes, plantio e cuidados para com as mudas e comercialização. Haverá em paralelo à formação prática e teórica, atividades lúdicas e esportivas, buscando a formação integral das e dos participantes. Esta formação proporcionará às e aos participantes, melhores condições de vida, incluindo com a melhoria de trabalho e renda, fator que terá impactando positivo em suas vidas pessoais e familiares.

As futuras e futuros viveiristas serão prioritariamente mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Haverá inclusão de jovens oriundos do sistema prisional na etapa de plantio e recuperação

de área entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Ação prevista para ser realizada como contribuição direta do projeto na transformação de realidades locais.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Periodicamente, o Viveiro Escola estará aberto para receber estudantes de escola pública para visitação e troca de conhecimento, ressaltando ainda que o local próximo à instalação do Viveiro Escola, funciona regularmente a Escola Vila Verde, que possui em sua grade escolar, a disciplina de Educação Ambiental. O Viveiro Escola será parte integrante no aprendizado das e dos estudantes da Escola Vila Verde. Desta forma, o Viveiro Escola será parte ativa na transformação das realidades, a partir da conscientização das crianças que vivenciarão na prática a importância de preservação de solos e nascentes e o impacto positivo na vida da comunidade.

RESULTADOS 

Os resultados esperados se firmam na expectativa de produção de mudas de plantas nativas e de recuperação de solo e nascentes, atendendo a uma demanda existente na região e amenizando a escassez de oferta. Desta forma, com a comercialização das mudas, mesmo que a baixo custo, o Viveiro Escola terá sua sustentabilidade garantida mesmo que parcialmente. Parcerias no comércio local e novos patrocínios serão alternativas a serem implementadas. Em resumo temos os seguintes objetivos:

  • Construção de viveiro

  • Construção de sala de sementes

  • Colheita de sementes

  • Produção de mudas nativas

  • Comercialização das mudas nativas a baixo custo

  • Plantação de mudas nativas para recuperação de área dentro do PNCV

  • Formação de viveiristas

  • Possibilidade de emprego e renda para famílias envolvidas

  • Recuperação de áreas degradadas e nascentes

  • Melhores condições para o turismo local

DESAFIO

A solução do problema de esgotamento das nascentes e comprometimento do solo, será gradativamente superado de forma coletiva, na medida em que houver mais adesão ao plantio das mudas oferecidas pelo viveiro, fator que será incentivado pela intensa divulgação da possibilidade junto à população, especialmente junto aos grupos organizados como associações de produtores rurais, assentamentos e quilombos, buscando ampla divulgação através das redes sociais, entrevistas rádios locais e ações a serem desenvolvidas juntamente com a Secretaria Municipal de Meio ambiente e agricultura sustentável.

parceiros

Este projeto é uma iniciativa em rede de vários parceiros que, com suas expertises, se uniram em prol da realização dos objetivos aqui propostos, assim, fazem parte desta iniciativa:

Viveiro de 400 m²
 

20.000 mudas

 

18 meses

logo cebb ap.jpg
icmbio.png
ifb.png
funatura.jfif
aapt.jpg
Instituto Pouso Alto.jpg
logo_sec_agricultura.jpeg
logo_sec_meioambiente.jpeg
mão azul.png
Teia de soluções_edited.png
bottom of page