Alto Paraíso de Goiás está no centro da Chapada dos Veadeiros, e é mundialmente reconhecida por seus rios e cachoeiras. Apesar disso, muitas das crianças e jovens que nascem aqui não tem acesso a esses atrativos turísticos tão famosos.
Esse distanciamento pode gerar também uma sensação de não pertencimento ao lugar. E é justamente o sentimento de pertencimento e compreensão do todo que cria verdadeiros defensores destas paisagens de Cerrado tão ameaçadas.
Educação Ambiental
Buscamos despertar em nossas crianças o genuíno gosto e amor pelo Cerrado e a necessidade de sua conservação. Os conteúdos sendo ensinados na prática promovem um diferente engajamento no processo de aprendizagem.
Vivências na natureza
Conversando com as crianças, professoras e diretores, constatamos a grande necessidade de intensificarmos o contato das crianças com o meio ambiente, criando o sentimento de pertencimento e fortalecendo os vínculos com o nosso planeta.
Valorização das águas
Divulgar que o Cerrado é um dos principais berços de água do País e abastece as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, alimentando três dos maiores aquíferos do mundo, reservatórios subterrâneos que abastecem rios e nascentes. Por isso a importância de preservá-lo.
Diversão
As visitas guiadas também
funcionam como um meio de proporcionar a interação entre estudantes e educadores dentro de uma vivência lúdica que amplia o vínculo afetivo e o cuidado com o grupo.
Atualmente, somos uma equipe de Educadores que utiliza a abordagem da Aprendizagem com a Natureza para desenvolver atividades práticas com crianças e jovens em espaços ao ar livre.
Desde 2016, já levamos mais de 1.000 crianças das escolas públicas e privadas do município a se aproximarem da Natureza, através de visitas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Aqui, também incentivamos a Cultura de Paz e o sentimento de unidade e pertencimento a este território. Se conectar com os ambientes naturais, com a biodiversidade da Chapada dos Veadeiros pode gerar multiplicadores de consciência ambiental no futuro.
A partir de trilhas em meio a vegetação, banhos nas águas do Cerrado, entre outras vivências trazemos a observação crítica da Natureza, além de reflexões sobre a relação com nosso mundo interno e com a biosfera a nossa volta.
Quando estabelecemos (ou reafirmamos) uma conexão com nosso mundo interno, estamos desenvolvendo nossa Inteligência Intrapessoal; quando nos conectamos com os seres da Terra e todos os seus elementos e ciclos, estamos desenvolvendo nossa Inteligência Ecológica.
Nossos recursos provêm de doações de várias pessoas no Brasil, que se sensibilizam com a importância do Projeto e destinam parte do Imposto de Renda ao CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Alto Paraíso.
O projeto Investigando a Nossa Natureza foi sonhado e criado pelo Fernando Rebello do Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso em 2016. Temos parceria com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para realizar nossas atividades e somos financiados pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Alto Paraíso do Goiás.
NOSSO HISTÓRICO
Doe seu IR
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO
Estamos fazendo campanha de doações de Imposto de Renda para ajudar a realizar o projeto ofertando atividades a novas turmas.
Turma que faz
PARCERIAS
Em visita ao Projeto Turma que Faz de São Jorge, firmamos parceria na presença ilustre da artista Dorothy Marques, fundadora desse belíssimo trabalho. Devido a Covid -19, as atividades do projeto Investigando a Nossa Natureza estavam funcionando de forma reduzida, assim fizemos uma parceria com o projeto Turma que Faz - com a anuência do CMDCA, que atende 180 crianças em vulnerabilidade (60 em São Jorge e 120 em Alto Paraíso) e a partir do mês de setembro iremos desenvolver atividades em conjunto, nos programas de rádio, na plataforma online e nos bornais, que é uma sacola entregue às crianças e jovens, com atividades para fazerem com a família.