
Bem vinda(o) à Escola Vila Verde
Nossa escola está situada no Coração do Brasil, na Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás. A Escola Vila Verde é gerida pelo Instituto Caminho do Meio e possui orientação do Lama Padma Samten.
Uma escola diferente e encantadora, nossa proposta é educar para a Felicidade e para a Cultura de Paz. Despertar nas crianças e nos jovens um olhar especial para o mundo interno, para os valores humanos, para a sustentabilidade e para o desenvolvimento de relações positivas consigo, com os outros e com a Natureza.
Pedagogia de Projetos
Na Escola Vila Verde usamos uma metodologia chamada Pedagogia de Projetos. O objetivo é que o estudante exerça sua autonomia, partindo de seus próprios desejos e interesses, descobrindo liberdades no processo de aprendizagem. Aqui, o estudante desenvolve um papel protagonista na condução de seus estudos, em parceria com os professores tutores.



Criatividade e aprendizagem coletiva
Acreditamos que criatividade, postura pesquisadora, consciência de grupo são estímulos importantes para despertar agentes de transformações no mundo.
Na Pedagogia de Projetos a interação em grupo é fundamental, os estudantes interagem entre si alternando papéis, onde se tornam aprendizes e mestres uns dos outros.



INTERESSE E PESQUISA
Durante o processo de produção de projetos dos próprios estudantes, eles aprendem como levantar dúvidas, como pesquisar e como criar relações que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
Para isso, os professores agem como facilitadores de aprendizagem e não apenas como transmissores de saber. A ideia é que professores ajudem a criar situações de aprendizagem, realizando as mediações necessárias para que o estudante encontre sentido naquilo que está aprendendo.
A Vila Verde busca despertar nas crianças e jovens um olhar especial para o mundo interno, para os valores humanos, para a sustentabilidade e para o estabelecimento de relações positivas consigo mesmo, com os outros e com a Natureza.

EXPERIÊNCIAS REAIS
A Pedagogia de Projetos oferece uma visão diferente do processo de conhecimento e do currículo, além de apresentar outra maneira de organizar os trabalhos na escola. Ela permite abordar temas que se conectam com a identidade e as experiências dos estudantes, possibilitando vínculos entre os conteúdos escolares e também com os conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural.

Apoie a Escola Vila Verde
As escolas são mantidas pelo Instituto Caminho do Meio com muita criatividade, esforço e dedicação. No primeiro ano de pandemia, conseguimos manter a qualidade de ensino na educação com aulas online sem prejuízo pedagógico e metodológico.
Com a continuidade e seriedade mantida pela Pandemia, viemos passar a tigela para que consigamos honrar nossos compromissos ao longo desse 2°ano de crise.


CONTATE-NOS
para maiores informações, dúvidas, sugestões e matrículas
Curta nossa página no Facebook